9/04/2011

Aguieira: terra bem antiga

Quando a nossa zona pertencia à Beira Baixa (segundo a divisão administrativa da altura), já um livro de 1747 falava assim da Aguieira:
" Aldeia pequena da província da Beira Baixa, bispado de Coimbra, Arcediagado de Seia (Cea). Termo da vila de Penacova, freguesia de Santiago de Travanca de Farinha Podre. Está situada junto ao rio Mondego e tem uma ermida de N. S. da "Aguia" a que acodem algumas vezes os moradores vizinhos em romaria".

Passando do passado para o presente, aqui ficam algumas fotografias desta terra que deu o nome à Barragem da Aguieira, concluída há trinta anos:

9/03/2011

As Águas do Mondego e o novo Reservatório de Travanca


O Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira serve  as freguesias de Penacova, Friúmes, Oliveira do Mondego, Paradela, São Paio de Mondego, São Pedro de Alva e Travanca do Mondego, Lorvão, Figueira de Lorvão, Sazes do Lorvão (Município de Penacova) e as freguesias de Lavegadas, São Miguel de Poiares, Arrifana e Poiares (Santo André) (Município de Vila Nova de Poiares).
Incluiu  a construção de uma Estação Elevatória, seis Reservatórios e cerca de 41 km de condutas adutoras, e ainda a remodelação de Estações de Tratamento de Água (ETA) e Captações, já existentes, bem como de quatro Estações Elevatórias (para servir  os Reservatórios de Albarqueira, Arrifana, São Pedro Dias e Travanca do Mondego).