2/19/2012

Travanca de Pai-Pedrinho: apontamento toponímico


Em tempos antigos Travanca ter-se-á chamado
TRAVANCA DE PAI-PEDRINHO

Não. Não é brincadeira de Carnaval. Apenas a imagem se trata de uma montagem. O resto tem fundamento histórico que caberá aos historiadores aprofundar.
Antes de se designar por Travanca do Mondego e ainda mesmo antes de ser conhecida por Travanca de Farinha Podre, Travanca ter-se-á chamado TRAVANCA DE PAI-PEDRINHO.
" Em 1320/1321 a diocese coimbrã contava entre as suas igrejas paroquiais algumas dedicadas a Santiago (…) Mais distantes (…) no Arcediagado de Seia (…) a Igreja de Santiago de Travanca de Pai-Pedrinho (concelho de Penacova)" – pode-se ler na Revista  Portuguesa de História, nº 34, no estudo " Coimbra e Santiago de Compostela: aspectos de um interelacionamento nos séculos medievos."
Também a História da Igreja em Portugal, de Fortunato de Almeida refere a dado passo a " Igreja de Santiago de Travanca de Pai-Pedrinho."
Ainda, no livro As Grandes Vias da Lusitânia: o Itinerário de Antonino Pio, de Mário Saa, faz alusão a "Travanca de Paipedrinho (S. Tiago)".
Aqui ficam, pois, estas pistas para um estudo da evolução toponímica de Travanca.
David Almeida

2/18/2012

Junta de Freguesia promove qualidade do ambiente natural e do ambiente social e cultural


 
A Junta de Freguesia participou mais uma vez no Projecto Escola Electrão, contribuindo assim para um "Portugal Mais Limpo". No sentido de proporcionar o convívio e o conhecimento de Eventos que se realizam pelo país fora, organizou também um Passeio a Óbidos (Festival do Chocolate) que se vai realizar no dia 17 de Março. De referir que as crianças até aos 12 anos beneficiam de viagem gratuita.