7/29/2013

Dia da Freguesia: Albertina Henriques, Palmira Viseu e Tomé Teixeira foram homenageados pela Junta de Freguesia


  

 
Notícia do jornal Diário de Coimbra de 27 de Julho, que se transcreve
a seguir:
 
 
Com o horizonte de agregação a Oliveira do Mondego, Travanca do Mondego está a celebrar o Dia da Freguesia, evocando o patrono, São Tiago. Amanhã vive-se o momento grande desta jornada, com a realização da sessão solene, onde vão ser homenageadas três personalidades emblemáticas da freguesia.

A João Azadinho, que está a terminar o seu primeiro e último mandato como presidente da Junta, deve-se esta comemoração do Dia da Freguesia, iniciada há quatro anos. Na estreia, recorda, «homenageámos os antigos presidentes de Junta», seguindo-se um tributo às duas instituições da freguesia, a Associação Recreativa e o Centro Paroquial. No ano passado a freguesia rendeu homenagem aos Bombeiros Voluntários de Penacova e este ano «vamos homenagear três pessoas», diz o autarca, sublinhando que, embora se trate de pessoas que nunca assumiram um cargo de liderança, são uma «uma referência na freguesia ».

D. Albertina, a costureira da terra, é uma das personalidades que a Junta pretende homenagear pela sua «intensa colaboração e apoio». Para quem não sabe, é ela quem assume a confecção dos belíssimos trajes usados pela Marcha de Travanca do Mondego. Um trabalho intenso, pois o grupo é numeroso, e inteiramente gratuito. Mas também Palmira Viseu recebe um preito de homenagem, pela sua acção junto do Centro Paroquial. Sobretudo, explica João Azadinho, porque mantém em funcionamento, «com muitas dificuldades », o jardim-escola mais antigo de Penacova, criado pelo padre Veiga. Mesmo em vida do sacerdote, era ela quem fazia a gestão do espaço, que assumiu  por inteiro após a sua morte.

A presença masculina é assegurada, nesta sessão de homenagem, por Tomé Teixeira, um homem que já passou os 80 anos e «é uma figura emblemática da freguesia». Faz parte do rancho e está sempre na “linha da frente”, sendo ele que, na visita pascal, leva o sino de porta em porta.

«Sendo este o último dia da freguesia, entendemos homenagear estas três pessoas, símbolos da força de Travanca do Mondego», personalidades que «nunca subiram ao palco, mas são verdadeira estrelas», adianta o autarca.

As comemorações do Dia da Freguesia começaram quinta-feira, com uma eucaristia em honra de São Tiago, padroeiro da freguesia, que incluiu um piquenique e hoje há, a partir das 21h30, um espectáculo musical, no Parque Padre António O. Veiga e Costa, com a Escola de Música da freguesia e o Quarteto de Guitarras de Coimbra Aeminium. Amanhã realiza-se a sessão solene, às 17h30, seguindo-se a actuação do Grupo de Cavaquinhos da Rebordosa e o jantar.

Freguesia convidada a realizar hoje uma visita à Barragem da Aguieira

Surgiu à última hora, mas suscitou uma «adesão extraordinária». Em causa está uma visita guiada ao interior da Barragem da Aguieira que a Junta, em colaboração com a EDP, organizou, e se realiza hoje de manhã. Ontem ao princípio da tarde as inscrições rondavam a centena. «A barragem está aqui, a dois quilómetros, há 30 anos, e há muita gente na freguesia, sobretudo os mais velhos, que nunca a visitaram», refere João Azadinho, que entendeu ser uma oportunidade para colmatar essa “falha”, convidando a população a visitar a barragem. A adesão reflecte o sucesso da ideia.

 Manuela Ventura, Diário de Coimbra
 
 
 
 
 
Páginas dos jornais DIÁRIO DE COIMBRA e COMARCA DE Arganil
 
Imagens: Travanca (in)temporal
 
 
 
 
 

7/23/2013

7/10/2013

Marchas populares animaram Travanca do Mondego no Campo do Areal

 
Apenas algumas imagens das muitas que ficarão na recordação e nos corações
 
Realizou-se no  sábado, dia 29 de Junho, no Campo do Areal, mais um festival de marchas em Travanca do Mondego.

A festa começou com o jantar convívio entre os elementos de todas as marchas. As atuações iniciaram-se com a Marcha da Ribeira de Frades, seguindo-se respetivamente as marchas de Souselas, Amor, Mocidade Futebol da Cheira e por fim a marcha anfitriã.
Ao iniciar a sua atuação a marcha de Travanca, brindou os presentes com um vídeo realizado pela FlashUPdesign, da qual faz parte o João Ferreira, no qual aparece o Presidente da Junta João Azadinho, a falar sobre a freguesia, os presentes puderam ver várias imagens do passado e do presente, nomeadamente a fotografia em que Júlio Ribeiro, benemérito da freguesia, chega para a inaugurar a luz, imagens de vários lugares da aldeia e é feita uma retrospetiva e toda a conjuntura que levou à extinção da freguesia.
Após a visualização do vídeo a marcha iniciou a sua atuação, contagiando todos os presentes, que vibraram ao som da marcha “Travanca para sempre Freguesia”.
Tal como referiu, posteriormente, João Azadinho, esta marcha poderia ser considerada uma música de intervenção, já que Fernando Fonseca, autor, captou exatamente o que os habitantes sentem, um profundo desgosto pela extinção da sua freguesia.
O refrão canta: “Travanca tu tens nome imortal,
Travanca, lindo jardim de Portugal.
Travanca, eu te dou a minha alegria,
Travanca, para sempre freguesia.”
O Presidente Azadinho, destacou também a importância que as marchas populares têm tido, não só enquanto movimento cultural, mas também o seu papel enquanto meio divulgador da nossa aldeia e da nossa região.
No final de todas as atuações seguiu-se a entrega das lembranças às marchas participantes e um livro de dedicatórias ao ensaiador, coreógrafo e autor da marcha Fernando Fonseca, que retribuiu com um quadro com a letra e música da marcha 2013.
Após esta atuação, a marcha de Travanca atuou também no dia 30 de Junho, na Rebordosa e conjuntamente com a Cheira, proporcionaram um sarau muito agradável aos presentes e que terminou com as duas marchas a dançar misturadas e ainda a atuação em Espite concelho de Ourém.
Carmen Rojais