História


Esta freguesia fica a cerca de 14 quilómetros da sede do concelho, tem à volta de 550 habitantes, e é constituída pelos lugares de: Travanca, Aguieira, Covais, Coval, Lagares, Portela, Conchada e Silveirinho.

Em 1768 tinha 65 fogos; um século depois 125; em 1962, 142, onde viviam 462 habitantes. Em 200 anos o número de fogos só duplicou, o que nos faz imaginar o tempo que terá passado entre a fixação do primeiro casal (ou família) por estes sítios, e os dias de hoje.

Um decreto-lei de 19 de Setembro 1953 estabeleceu que passaria a chamar-se "TRAVANCA DO MONDEGO". 

Pertenceu como já dissemos ao Concelho de Farinha Podre, até à extinção deste em 1855. Nesta data passou a fazer parte do concelho de Tábua mas, por pouco tempo, pois a seguir passou para o de Penacova, ficando a Comarca em Tábua (antes, Midões).

A igreja era valiosa e o Prior, apresentado pela Sé Apostólica e pelo Bispo de Coimbra, alternadamente, tinha 220 mil reis de côngrua. Segundo Pinho Leal diz (em 1875, mais ou menos) a matriz era "vasta e sumptuosa", talvez fundada pelos Templários. 

A referência não merece grande crédito, pelo menos no que respeita à fundação, mas assinala a religiosidade e o empenho daquela gente pela sua Igreja: "vasta e sumptuosa" numa freguesia onde, ao tempo, se encontrava uma escassa centena de fogos.

O Orago da freguesia é S. Tiago, patrono de matriz, mas a festa anual e da maior devoção, é realizada nos dias 15 e l6 de Agosto, dedicada a Nossa Senhora dos Remédios.

Nos seus terrenos, além do pinheiro e eucalipto, produz-se algum vinho, batata e cereais.

É banhada pelo rio Mondego onde na década de setenta se construiu uma das maiores e mais bonitas barragens do país, a Barragem de Aguieira. Nesta albufeira pratica-se pesca desportiva, provas de canoagem, remo, vela, wind-surf, sky aquático e provas de natação.


FONTE: antigo site da Junta de Freguesia


TRAVANCA DE PAI_PEDRINHO

Antes de se designar por Travanca do Mondego e ainda mesmo antes de ser conhecida por Travanca de Farinha Podre, Travanca ter-se-á chamado TRAVANCA DE PAI-PEDRINHO.
" Em 1320/1321 a diocese coimbrã contava entre as suas igrejas paroquiais algumas dedicadas a Santiago (…) Mais distantes (…) no Arcediagado de Seia (…) a Igreja de Santiago de Travanca de Pai-Pedrinho (concelho de Penacova)" – pode-se ler na Revista  Portuguesa de História, nº 34, no estudo " Coimbra e Santiago de Compostela: aspectos de um interelacionamento nos séculos medievos."

Também a História da Igreja em Portugal, de Fortunato de Almeida refere a dado passo a " Igreja de Santiago de Travanca de Pai-Pedrinho."

Ainda, no livro As Grandes Vias da Lusitânia: o Itinerário de Antonino Pio, de Mário Saa, faz alusão a "Travanca de Paipedrinho (S. Tiago)".

Aqui ficam, pois, estas pistas para um estudo da evolução toponímica de Travanca.

David Almeida ( Fev. 2012)

Mais um apontamento (Março 2013)