Imagem actual do portão onde se pode ver a data de 1901 |
segunda-feira, julho 30, 2012
O portão do recinto de N. S. dos Remédios: polémicas de há um século atrás no Jornal de Penacova...
Programa do Dia da Freguesia centrado na homenagem aos Bombeiros
Terminaram ontem as celebrações do Dia da Freguesia com a Sessão Solene no Salão da Junta. A anteceder este acto os Bombeiros fizeram um simulacro de acidente rodoviário com necessidade de desencarceramento.
As comemorações tiveram início no Dia do Padroeiro - 25 de Julho, conforme programa que foi divulgado oportunamente.
As comemorações tiveram início no Dia do Padroeiro - 25 de Julho, conforme programa que foi divulgado oportunamente.
domingo, julho 29, 2012
terça-feira, julho 24, 2012
terça-feira, julho 17, 2012
segunda-feira, julho 09, 2012
Apontamentos sobre as Freguesias (II): do Liberalismo ao Código Administrativo de 1940
Continuamos a publicar algumas notas sobre a evolução do conceito de freguesia na história do Direito Administrativo Português. Vamos hoje ver este processo desde o Liberalismo até ao Estado Novo, passando pela I República (1910-1926).
CLIQUE NOS TEXTOS PARA AMPLIAR
quarta-feira, julho 04, 2012
Ainda as marchas: veja no Facebook álbum fotográfico de Carmen Rojais
![]() |
clique na imagem para ampliar VEJA ÁLBUM DO FACEBOOK AQUI |
terça-feira, julho 03, 2012
Nota de Imprensa da Câmara Municipal sobre as Marchas de Travanca
A noite começou com um jantar convívio entre todos os marchantes, seguindo-se depois as atuações das marchas convidadas, terminando com a atuação da marcha da Associação Recreativa e Cultural de Travanca do Mondego, numa noite em que apesar de algum frio que se fez sentir, as centenas de pessoas que acorreram ao recinto desportivo de Travanca do Mondego, não arredaram pé.
No final, com as seis marchas no recinto, realizou-se a entrega das lembranças aos padrinhos, pelo presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira, pelo presidente da associação local, Alcides Fernandes, pelo presidente da Junta de Freguesia, João Azadinho, pelo vereador de Penacova, Ricardo Simões e pelo chefe de gabinete do presidente do município, Vasco Morais.
A Junta de Freguesia aproveitou o momento para entregar uma lembrança a Fernando Fonseca, como forma de agradecimento, pois desde há dez anos é ele o responsável pelas coreografias, músicas e letras das Marchas de Travanca do Mondego.
Bruno Paixão
domingo, julho 01, 2012
As desfolhadas foram tema da Marcha de Travanca
Curiosamente também a Marcha de Espite apresentou o mesmo tema. Publicamos aqui um texto que foi lido na apresentação da Marcha de Travanca:
Segundo Orlando Ribeiro, reputado geógrafo português, o clima, o solo, a abundância em água e as vastas planícies aluviais da região agrária da Beira Litoral, constituíram condições favoráveis ao cultivo do milho. Estando a nossa freguesia incluída nesta região, apresenta, também, várias tradições ligadas ao seu cultivo e recolha, sendo a mais famosa de todas as desfolhadas.
As desfolhadas realizavam-se após a recolha do milho, depois de jantar ao serão, familiares, amigos e vizinhos juntavam-se nas eiras para desfolharem as maçarocas. Além do trabalho, as desfolhadas constituíam também momentos de convívio e de alegria, pois apareciam sempre um ou dois tocadores, ao som dos quais se cantava e bailava. Mas o momento alto, era quando alguém encontrava uma espiga vermelha e gritava “ milho rei”, dando-lhe direito a correr a roda, distribuindo abraços ou roubando beijos.
Várias são as heranças dos tempos idos das desfolhadas na nossa aldeia, presentes por exemplo nas cantigas tradicionais e segundo os mais velhos, também, pela existência de um velho espigueiro, no lugar dos Covais, o que era curioso, uma vez que não é muito frequente encontra-los no nosso concelho.
Carmen Rojais
Marchas Populares repetiram a tradição e animaram Travanca
Fica desde já uma primeira síntese de imagens da noite de ontem.
Voltaremos mais tarde com mais pormenores.
Imagem: David Almeida
Subscrever:
Mensagens (Atom)