terça-feira, dezembro 12, 2023
45 Anos da Associação Recreativa e Cultural assinalados com almoço-convívio
No dia 10 de Dezembro a Associação Recreativa e Cultural de Travanca do Mondego - ARCTM, realizou o seu almoço-convívio de Aniversário. Fundada em 1978, assinalou, assim, o seu 45º ano de existência.
Esteve presente a Srª Vice-Presidente da Câmara, Magda Rodrigues, e o Sr. Presidente da União de Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, Luís Manuel Pechim . Além destas personalidades, usaram da palavra o Presidente da Direcção da ARCTM, Sr. José Henriques, e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ARCTM, João Azadinho. Fizeram-se representar a Associação dos Bombeiros Voluntários de Penacova, a Associação Melhoramentos Cultura e Recreio do Silveirinho e União Desportiva e Cultural de Vale da Vinha.
Durante a manhã, depois de uma missa /celebração da Palavra por intenção dos sócios falecidos realizou-se uma romagem ao cemitério local.
sexta-feira, dezembro 08, 2023
Faleceu Alípio Pereira Rosas que foi Presidente da Junta
Faleceu no dia 5 de Dezembro o Sr. Alípio Pereira Rosas, nascido a 5 de Fevereiro de 1928. Não sendo natural da freguesia aqui casou e exerceu a profissão de sapateiro, tendo sido também agente de seguros. Pessoa muito dinâmica e dedicada à freguesia exerceu também o cargo de Presidente da Junta . Foi o segundo presidente eleito democraticamente após o 25 de Abril, sucedendo a José de Oliveira Henriques.
A fotografia que aqui se publica recorda a homenagem que, a 25 de Julho de 2010, foi prestada aos Presidentes de Junta eleitos após o 25 de Abril. “Agradecimento pelos serviços prestados, enquanto Presidente de Junta”, era a frase que constava nas placas, antecipadas pelo nome de cada um deles: José Oliveira Henriques, Alípio Pereira Rosas, Rufino Joaquim Pereira, Sérgio da Silva Ferreira Gomes, David Gonçalves de Almeida, Jaime Saraiva de Sousa (à data já falecido) e António Alves Dias Vieira. O presidente da junta João Azadinho agradeceu a presença de todos, em especial aos seus antecessores, justificando a falta do Prof. David Almeida, por este se encontrar ausente no estrangeiro, sendo a sua lembrança entregue ao Sr. Álvaro Ferreira, membro da junta no seu mandato.
Hoje, é com pesar, que vemos partir mais um dos autarcas, depois de também Rufino Pereira e Sérgio Gomes nos terem já deixado.