sexta-feira, março 25, 2011

Centenário da República: a criação da Escola Feminina em Travanca

Sala de aula de outros tempos
Em finais de 1910, inícios de 1911, o Governo criou em Travanca uma Escola do Sexo Feminino. Foi constituida uma Comissão para tratar da sua concretização , formada por  José Fernandes Vieira,Joaquim Dias Correia,Bernardo Jacinto Henriques, José de Matos Vieira, José Martins gomes, Jerónimo José Henriques, José Marques Gonçalves, Joaquim Jacinto Henriques, António Marcelino Gonçalves, José Jerónimo e Jerónimo Jacinto Henriques.

Com data de 10 de Janeiro de 1911 esta Comissão publicou uma Circular onde apelava à oferta de instalações e de mobiliário, bem como ao contributo em dinheiro.
Uma notícia da imprensa da época refere o seguinte:
 “ A comissão que promoveu a adaptação da escola para o sexo feminino desta freguesia e de que os habitantes se podem orgulhar por poderem dar agora a suas filhas o pão da instrução, acaba de receber de António Dias Martins de Cordeiros (região da Baía) - Brasil,  10 mil réis fortes”. Como nota refira-se que  no Brasil havia os réis fracos, que eram a moeda corrente e os réis fortes , usados nas operações cambiais com o exterior, incluindo Portugal . Também de Bernardo Jacinto Henriques, dos Covais, se receberam 5 000 réis e de Júlio Fernandes Gonçalves  ( Luanda) mais 5000 réis. Ainda do Brasil,  de António Albino , Joaquim José Alves e António Joaquim dos Santos, de Guariba – S. Paulo,  4810 réis cada um.
Em 28 de Outubro do mesmo ano, a Comissão já teria, assim,  conseguido donativos no valor de 84 430 réis .

Sem comentários:

Enviar um comentário