segunda-feira, julho 18, 2011

Câmara Municipal homenageou Palmira Viseu

 
A Câmara Municipal de Penacova homenageou no dia do Município / Feriado Municipal um conjunto de pessoas que em cada uma das freguesias do concelho se notabilizaram pela sua acção nos mais diversos sectores da vida económica, social e cultural. Em relação a Travanca, a Câmara Municipal em articulação com a Junta de Freguesia,  achou por bem homenagear Palmira Gonçalves Viseu. A Cerimónia decorreu no Auditório do Centro Cultural. Na nota de apresentação feita na circunstância,  foi lido o texto que mais abaixo se transcreve. Deixamos também um pequeno vídeo do momento da homenagem.  
 

"Desde 1976, ano em que o saudoso Padre António Oliveira Veiga e Costa fundou o Centro Paroquial de Bem Estar Social de Travanca do Mondego, que se mantém  ligada a esta instituição, quer como membro efectivo da Direcção, quer como como animadora voluntária e generosa de muitas outras actividades que vão  além do Jardim de Infância.
Jardim de Infância que inicia actividades em Setembro de 1976, sendo inicialmente a principal valência da instituição. No entanto, outras acções junto das crianças vinham sendo desenvolvidas, desde 1971, das quais se destacam as “Colónias Balneares” na Praia de Mira.

Mais tarde, também no contexto desta instituição,  surgem o Grupo Coral, a Escola de Música, o Rancho Folclórico e Etnográfico, o Agrupamento de Escuteiros, e tantas outras iniciativas, contando sempre com a presença, apoio e dedicação da Palmira Viseu.

Desde 2006, ano em que o Padre António Oliveira Veiga e Costa faleceu, se tem batido com todas as suas forças na defesa desta instituição, que mantém ainda hoje aberto aquele que foi o primeiro Jardim de Infância no nosso concelho e que completa neste ano de 2011 trinta e cinco anos."

1 comentário:

  1. Pelo que tenho testemunhado, porque de perto sempre tenho privado com a Palmira, uma homenagem bem merecida a quem sempre trabalhou com dedicação e longe dos holofotes das honrarias mas quase no anonimato, o que só eleva o apreço dessamesma dedicação.

    F Videira

    ResponderEliminar