10/06/2011

Travanca e a República - pessoas e factos

Para ampliar clique na imagem
 
ALGUNS EXCERTOS DO LIVRO  QUE  SE REFEREM A TRAVANCA
Comissões Republicanas Paroquiais
" Há notícia de que no dia 29 de Março de 1908 se organizaram nas freguesias de S. Pedro de Alva, Travanca e Paradela, as respectivas comissões ''paroquiais'' (…) Em Travanca, à Comissão passaram a pertencer, José Henriques, comerciante e proprietário, José Martins Gomes Júnior, proprietário, e António Pedro Gonçalves.
O arrolamento dos bens da Igreja
De acordo com o art.º 63.º da Lei da Separação, a Câmara nomeou ''homens bons'' do concelho para em cada paróquia procederem ao ''arrolamento'' e inventário dos bens da igreja conforme determinava o art.º 62.º da mesma lei. Assim, foram nomeados: (…) Travanca – José Martins Gomes.

José Pedro Henriques (1869-1911)

José Pedro Henriques nasceu em Travanca, no dia 5 de Janeiro de 1869.
De acordo com o Assento de Baptismo, sabe-se que era filho de José Pedro Júnior, proprietário e negociante, natural da Portela, e de Maria de Oliveira Henriques, moradores no lugar do Paço. Seria neto paterno de José Pedro Senior e de Maria Cecília e neto materno de José Henriques e Joana Maria de Oliveira.
Foi nas instalações da sua fábrica em Penacova que, em 1908, um grupo de republicanos se reuniram para constituir a primeira Comissão Republicana no concelho. Da mesma, fez parte desde a primeira hora e quando chega a notícia da Implantação da República, acompanha Rodolfo Pedro da Silva e Amândio Cabral, convidando as pessoas de Penacova para se concentrarem no Largo Alberto Leitão.

SOBRE A COMEMORAÇÃO DO 5 DE OUTUBRO
E O LANÇAMENTO DO LIVRO VER AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário