7/10/2013

Marchas populares animaram Travanca do Mondego no Campo do Areal

 
Apenas algumas imagens das muitas que ficarão na recordação e nos corações
 
Realizou-se no  sábado, dia 29 de Junho, no Campo do Areal, mais um festival de marchas em Travanca do Mondego.

A festa começou com o jantar convívio entre os elementos de todas as marchas. As atuações iniciaram-se com a Marcha da Ribeira de Frades, seguindo-se respetivamente as marchas de Souselas, Amor, Mocidade Futebol da Cheira e por fim a marcha anfitriã.
Ao iniciar a sua atuação a marcha de Travanca, brindou os presentes com um vídeo realizado pela FlashUPdesign, da qual faz parte o João Ferreira, no qual aparece o Presidente da Junta João Azadinho, a falar sobre a freguesia, os presentes puderam ver várias imagens do passado e do presente, nomeadamente a fotografia em que Júlio Ribeiro, benemérito da freguesia, chega para a inaugurar a luz, imagens de vários lugares da aldeia e é feita uma retrospetiva e toda a conjuntura que levou à extinção da freguesia.
Após a visualização do vídeo a marcha iniciou a sua atuação, contagiando todos os presentes, que vibraram ao som da marcha “Travanca para sempre Freguesia”.
Tal como referiu, posteriormente, João Azadinho, esta marcha poderia ser considerada uma música de intervenção, já que Fernando Fonseca, autor, captou exatamente o que os habitantes sentem, um profundo desgosto pela extinção da sua freguesia.
O refrão canta: “Travanca tu tens nome imortal,
Travanca, lindo jardim de Portugal.
Travanca, eu te dou a minha alegria,
Travanca, para sempre freguesia.”
O Presidente Azadinho, destacou também a importância que as marchas populares têm tido, não só enquanto movimento cultural, mas também o seu papel enquanto meio divulgador da nossa aldeia e da nossa região.
No final de todas as atuações seguiu-se a entrega das lembranças às marchas participantes e um livro de dedicatórias ao ensaiador, coreógrafo e autor da marcha Fernando Fonseca, que retribuiu com um quadro com a letra e música da marcha 2013.
Após esta atuação, a marcha de Travanca atuou também no dia 30 de Junho, na Rebordosa e conjuntamente com a Cheira, proporcionaram um sarau muito agradável aos presentes e que terminou com as duas marchas a dançar misturadas e ainda a atuação em Espite concelho de Ourém.
Carmen Rojais

Sem comentários:

Enviar um comentário