![]() |
Notícias de Penacova, Fev 1974 |
domingo, fevereiro 10, 2013
domingo, janeiro 20, 2013
Travanca do Mondego recorda hoje Mártir S.Sebastião
IMAGEM DE S.SEBASTIÃO IGREJA DE TRAVANCA DO MONDEGO |
EM TODO O MUNDO CATÓLICO:
São Sebastião nasceu em Narvonne,
França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para
Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde
criança São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé.
Atingindo a idade adulta,
alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano, que até então
ignorava o fato de Sebastião ser um cristão de coração. A figura imponente, a
prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este
o nomeou comandante de sua guarda pessoal. Nessa destacada posição, Sebastião
se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo.
Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de
dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra, que
receberiam a coroa de glória no céu. Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele renunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentando os motivos que o animava a seguir a fé cristã, e a socorrer os aflitos e perseguidos.
O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Tal ordem foi imediatamente cumprida: num descampado, os soldados despiram-no, o amarraram a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Depois o abandonaram para que sangrasse até a morte.
À noite, Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.
Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma.
Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportados para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.
As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o tem como padroeiro, entre elas, o Rio de Janeiro .
in
http://www.ruadasflores.com/saosebastiao/
Sinos a rebate, greves de fome, boicotes ...tudo pode acontecer, alerta a Plataforma Nacional Contra a Extinção de Freguesias

A decisão foi divulgada no fim de uma reunião que juntou em Rio Maior 38 representantes de movimentos contra a extinção de freguesias e que pretendem demonstrar que “a luta vai continuar porque está em risco o próximo ato eleitoral, porque há problemas administrativos, técnicos, informáticos e logísticos com a alteração dos cadernos eleitorais em mais de 200 municípios”.
A plataforma reúne-se no próximo dia 23 com a direcção da ANAFRE (Associação nacional de Freguesias) para “decidir acções comuns e abrangentes contra a extinção de freguesias” e reiterou hoje num comunicado que irá realizar “ações de luta e protesto a nível local, regional e nacional contra a extinção de freguesias, valorizando as iniciativas já marcadas”.
Solicitar aos grupos parlamentares “que cumpram aquilo com que se comprometeram para defender as freguesias e que tudo façam para que esta ou qualquer intenção de extinção não vá adiante” é outro dos propósitos do movimento que avisa que “as contestações vão intensificar-se”.
Desde “sinos a rebate, a presidentes de junta que vão fazer greve de fome, a acorrentados, ouvimos hoje manifestações de intenção de muita coisa durante a reunião”, afirmou Augusto Figueiredo no final do encontro.
Fonte: Público
Iman«gem: Avante
sábado, janeiro 05, 2013
Ainda a questão da agregação / extinção da Freguesia de Travanca do Mondego
Da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, recebemos a seguinte Nota de Imprensa:
Mas foi já este governo que definiu
como essa reorganização seria feita e segundo o Presidente da Junta "não se verifica nela nada daquilo que está
escrito no memorando, dado esta reforma conforme está feita não vir reforçar o
serviço publico, não aumentar a sua eficiência e quanto a redução de custos, o
próprio governo reconhece que não."
"O
processo está mal desde o inicio. Devia-se começar por dizer o que pretendem
das freguesias e definir novas competências...depois sim verificar fronteiras e
se realmente se verificassem vantagens para as populações reestruturavam-se as
freguesias. Mas não, foi ao contrario primeiro extinguem-se freguesias e agora
discute-se na assembleia da republica as suas competências."
Em setembro a assembleia municipal
de Penacova não fez qualquer pronuncia, Lembrando essa reunião, João Azadinho
referiu que "Até hoje não conheci a
posição do PSD de Penacova...e lembro até que na ultima assembleia municipal
tinha mais deputados que o PS e podia ter apresentado alguma proposta de
pronuncia e não o fez...mas não estou a censurá-los por isso. Não se pode é
tomar um voto de abstenção, para se ficar numa situação confortável de poder
criticar qualquer posição que viesse a ser tomada."
Referiu ainda "Se não concordo com os parâmetros da lei que
acabava com a minha freguesia, como poderia ir aprovar uma pronuncia baseada na
mesma lei e que acabava com duas outras freguesias?"
Excertos da
intervenção de João Azadinho, Presidente da Junta de Freguesia de Travanca do
Mondego na Assembleia Municipal de 29 de dezembro de 2012.
Na sua intervenção, João Azadinho,
presidente de Junta de Travanca do Mondego, lembra que a reorganização das
freguesias, surge no seguimento do memorando da troika assinado pelo anterior
governo e devia assentar em três pontos: reforçar
a prestação do serviço público, aumentar a eficiência e reduzir custos.
Quem não foi esquecido foi o
deputado penacovense eleito nas listas do PSD. "Quando em 2011 o Eng. Maurício Marques foi eleito obteve nas seis
freguesias agora agregadas mais de 30% dos votos no concelho de Penacova,
pessoas que confiaram nele, ajudando a ser eleito como deputado. Não esperariam
dele é que no passado dia 21 de dezembro se levantasse a aprovar uma
reorganização no seu concelho, que ele próprio saberá que não faz sentido."
Referindo-se a umas declarações do
referido deputado, dizendo que sempre esteve disponível para dar o seu
contributo, João Azadinho lamentou que "até hoje, não tive uma palavra dele...uma explicação...nem antes, nem
depois da votação da lei...e acreditem que muita gente quer saber o porquê de
nada ter feito para evitar que esta reorganização fosse feita desta maneira."
Por fim concluiu: "Todos nós temos responsabilidades pela
decisão que tomámos, mas acredito que a não pronuncia, foi a melhor na defesa
das nossas populações...Julgo que se em Penacova existiu algum coveiro de
freguesias, ele não pertence à Assembleia Municipal..."
quinta-feira, dezembro 27, 2012
Assembleia Geral da Associação Recreativa e Cultural
Vai realizar-se no próximo sábado, dia 29 de Dezembro, pelas 20.30 na Sede (Areal) uma Assembleia Geral da Associação Recreativa e Cultural de Tavanca do Mondego.
A ordem de trabalhos é a seguinte:
- Leitura e aprovação da Acta da reunião anterior.
- Informações.
- Eleição dos Corpos Directivos para 2013-2014.
Conforme é habitual, se à hora marcada não existir quorum, a reunião terá início meia hora depois. com qualquer número de sócios, sendo válidas as resoluções tomadas.
segunda-feira, dezembro 24, 2012
domingo, dezembro 23, 2012
Travanca foi de novo a Lisboa manifestar-se contra a extinção da Freguesia
Aspecto geral da manifestação com o grupo de Travanca em primeiro plano |
Juntamente com as Freguesias de Paradela da Cortiça e Oliveira do Mondego, um grupo de travanquenses participou na manifestação nacional junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, apelando ao Presidente da República que vete a Lei aprovada recentemente na Assembleia da República extinguindo mais de um milhar de freguesias do nosso país. Além da notícia no Penacova Online acrescentamos mais algumas imagens que captámos relativas ao grupo de Travanca.
A bandeira de Travanca marcando presença |
A preparação para o desfile |
Ritmo... |
...boa disposição |
A entrevista da SIC que mais tarde passou nos noticiários |
![]() |
...em grande destaque! |
![]() |
Entrevista da TVI no noticiário das 20 h |
![]() |
edição online de hoje do DN |
domingo, dezembro 16, 2012
Coral Divo Canto deu concerto de Natal partilhando com Travanca a sua música e simpatia
HISTORIAL DO GRUPO
A origem do Coral Divo Canto da Casa do
Povo de Penacova está numa congregação
de pessoas de várias localidades com a mesma paixão pela música que, todos os
anos, na época natalícia, se juntavam para participar, conjuntamente com a Filarmónica
desta Instituição. A oficialização do grupo coral remonta ao ano de 2003, depois
de apresentado o projecto da Casa do Povo à Câmara Municipal de Penacova. O então
vereador da cultura, Prof. António Simões e o presidente da Câmara, Engº
Maurício Marques, apoiaram desde logo este projecto. O seu primeiro ensaio,
como coro polifónico da Casa do Povo de Penacova, foi no dia 2 de Abril de
2003, tendo começado com 3 5 elementos. O seu primeiro maestro foi Nuno Campos.
Teve a sua primeira actuação a 24 de Abril de 2004 e teve a apadrinhar a sua
estreia o grupo coral da Carapinheira. Desde então a sua actividade tem vindo
num crescendo com actuações em encontros no nosso concelho e no distrito de
Coimbra, promovidos pelo INATEL e algumas cerimónias e eventos promovidos pelo Município.
Organiza anualmente encontros de coros de Penacova onde recebe grupos e promove
intercâmbios culturais. Recentemente deslocou-se a Tavira onde participou num
encontro internacional de Coros. Também realiza anualmente um concerto de
Natal, em conjunto com a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Penacova, numa
partilha de música e espírito natalício. A direcção artística do Coral DIVO
CANTO está hoje a cargo do Maestro Pedro Rodrigues.
Do mesmo, aqui ficam algumas notas biográficas:
Como Pedro Rodrigues referiu, foi aqui
que a sua formação musical começou e foi também em Travanca que frequentou o
Jardim de Infância. Por isso, não esqueceu uma palavra de reconhecimento e de
saudade pelo Sr. Padre Veiga.
Completou o 5º Grau de Formação Musical
no Conservatório de Música de Coimbra (CMC)
com 14 anos e o 8º Grau em 2002.Nesse ano , no C.M.C. , prosseguiu a sua formação também
na área de canto e de piano, completando o 5.º Grau de Piano em 2005. Estuda
canto há 5 anos. Em 2007 completou um curso de direção coral com o Maestro
Artur Pinho no seio do Orfeon Académico de Coimbra, o qual se revelou
determinante na sua escolha por esta área da música. Em Setembro de 2007
assumiu a direcção artística do Coral Divo Canto.
sexta-feira, dezembro 14, 2012
sábado, dezembro 08, 2012
sábado, dezembro 01, 2012
Junta reafirmou descontentamento perante proposta do Governo para extinguir a Freguesia
A Junta de Freguesia divulgou no seu site uma tomada de posição contra a anunciada intenção do Governo de, no nosso caso, Travanca ser anexada a Oliveira. Desde o primeiro momento nos manifestámos contra este processo, sem olhar a políticas partidárias, apenas porque nos sentimos humilhados perante um processo que ignora o facto de estarmos em 2012 (em democracia e num país onde o poder local merece respeito) e não no final do século XIX, quando se deram grandes alterações na organização administrativa, por imposição e ao sabor de clientelas políticas, muitas vezes. Temos, há já algum tempo, na barra lateral deste blogue um "contra". Renovamos esse protesto e "subscrevemos" o texto da JF enviado superiormente.
Veja então melhor o site da Junta, clicando aqui
"Em 07/11/2012 foi conhecida a Proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, que foi enviada à Assembleia da República para aprovação e que segundo informação da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) será votada já no dia 6 de dezembro (quinta-feira).Perante esta situação e por considerarmos essa proposta de um total desconhecimento da realidade da nossa freguesia, foi enviada uma informação via email aos Lideres dos Grupos Parlamentares, ao Presidente da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local e à Presidente da Assembleia da República"
segunda-feira, novembro 19, 2012
Associação Recreativa e Cultural assinalou 34º aniversário

![]() |
Presidente da Associação anunciando vencedores do "concurso" de dança, ladeado pela equipa de animação |
![]() |
O momento do almoço-convívio |
![]() |
dança, jogos e karaoke |
![]() |
Aspecto do espaço desportivo que beneficiou recentemente de uma cobertura |
quarta-feira, novembro 07, 2012
segunda-feira, outubro 22, 2012
As Colónias do Padre Américo em S. Pedro de Alva (1935-1939)
Existe
ainda hoje em S. Pedro de Alva, a velha "Casa da Colónia", na rua da
Palmeira. Uma lápide na parede recorda que por ali passou o padre Américo e que
também nessa casa funcionou a escola primária. De facto, de 1935 a 1939, ali
funcionou uma Colónia de Férias de Campo promovida pelo fundador da Obra da
Rua.
Américo Monteiro de Aguiar (nascido a 23 de Outubro de 1887) foi ordenado padre em 1929. Em 1932 o Bispo de Coimbra pede-lhe para orientar a "Sopa dos Pobres", acabada de criar. Desde logo começou a tomar contacto com a miséria que se vivia naquela cidade.
Certo dia, em 1935, foi convidado para vir a S. Pedro de
Alva pregar. E foi aí que tudo começou. São palavras suas que a Revista Os Nossos Filhos publicou em 1944:
"Calhou ir a
São-Pedro-de-Alva por aquele tempo pregar na igreja do povo ao povo. O Prior da
Freguesia quer que eu vá mais ele visitar o edifício onde instalara uma escola
nocturna. Era uma sala rasgada, com dependências anexas. Das amplas salas
via-se pousar o céu na Serra do Caramulo e na Estrela gigante. Olhei as
quebradas dos montes, mai-los campos em redor. Indaguei distâncias de água,
índole do povo, facilidades de pão; e debrucei-me no peitoril da janela, a
olhar...
Vi o Beco do Moreno, a cama do artista doente, os quatro filhos sem pão. Não sei que me deu no peito, que o prior quis saber o que eu tinha!
Uma paixão, exclamei: e falei à moda dos apaixonados que procuram o triunfo nos sacrifícioas e o êxito na verdade. Fiz uma descoberta no Beco-do-Moreno, disse: quero realizar aqui o meu pensamento, revelei. Ele disse-me que sim."
Passou-se isto em Maio de 1935 e logo em Agosto "trinta catraios do tugúrio, fizeram
ali um estágio de trinta dias, todos de vinte e cinco horas, soletrados com
maiúsculas, espumantes de vigor."
As pessoas de S. Pedro de Alva tiveram receio daqueles garotos da rua e temeram pelos seus bens. No seu estilo simples explica-nos ainda o Padre Américo:
"Falava-se em S. Pedro de Alva na colónia aventura. O dedicado prior da freguesia preparou as coisas. O Dr. Coimbra, mandou fazer catres, mesas e mochos na fábrica da Estrela de Alva. O farmacêutico [que seria o Dr. Eduardo Pedro da Silva, velho republicano] dizia aos amigos da botica: que pena ser isto obra de um padre! À chegada, entrei na farmácia como quem vai indagar preços. Daí a nada, sabia-se no lugar do seu enorme espanto: ele não é como os outros padres! Ai! que se todos os padres fossem loucos, muita gente teria juizo! Seduzido pela verdade, ele forma na lista dos donativos e mais do que uma vez, durante a temporada das colónias, oferece o melhor da sua casa, ao garoto do tugúrio." No entanto, quer de S. Pedro de Alva, quer das terras limítrofes (Paradela, Penacova, S. Martinho da Cortiça, Poiares) começam a chegar géneros e algum dinheiro.
No segundo ano da Colónia a recepção foi ainda melhor:
"A plateia, que duvidava do sucesso do ano anterior, começa agora a dar palmas e a dizer que sim; e já não tem medo que os garotos da rua assaltem as quintas (…) Aparecem donativos e palavras de encorajamento. Viu-se que a loucura do padre era simplesmente o arrojo de ter feito o que antes ninguém fizera."
Escreveu ainda Américo Monteiro de Aguiar, agora apenas o "Pai Américo":
"Não cai um passarinho do céu sem que o pai celeste o saiba - verdade eterna. Parece que fora pregar a S. Pedro de Alva, mas não: fui cimentar as bases do que depois se chamou e hoje é, Colónias de Campo do Garoto da Baixa." "A ideia já não cabe na estreita casa de S. Pedro de Alva (…) Nem a ideia nem os rapazes cabiam na casa primitiva, onde nasceram os dentes da obra."
Américo Monteiro de Aguiar (nascido a 23 de Outubro de 1887) foi ordenado padre em 1929. Em 1932 o Bispo de Coimbra pede-lhe para orientar a "Sopa dos Pobres", acabada de criar. Desde logo começou a tomar contacto com a miséria que se vivia naquela cidade.
Vi o Beco do Moreno, a cama do artista doente, os quatro filhos sem pão. Não sei que me deu no peito, que o prior quis saber o que eu tinha!
Uma paixão, exclamei: e falei à moda dos apaixonados que procuram o triunfo nos sacrifícioas e o êxito na verdade. Fiz uma descoberta no Beco-do-Moreno, disse: quero realizar aqui o meu pensamento, revelei. Ele disse-me que sim."
As pessoas de S. Pedro de Alva tiveram receio daqueles garotos da rua e temeram pelos seus bens. No seu estilo simples explica-nos ainda o Padre Américo:
"Falava-se em S. Pedro de Alva na colónia aventura. O dedicado prior da freguesia preparou as coisas. O Dr. Coimbra, mandou fazer catres, mesas e mochos na fábrica da Estrela de Alva. O farmacêutico [que seria o Dr. Eduardo Pedro da Silva, velho republicano] dizia aos amigos da botica: que pena ser isto obra de um padre! À chegada, entrei na farmácia como quem vai indagar preços. Daí a nada, sabia-se no lugar do seu enorme espanto: ele não é como os outros padres! Ai! que se todos os padres fossem loucos, muita gente teria juizo! Seduzido pela verdade, ele forma na lista dos donativos e mais do que uma vez, durante a temporada das colónias, oferece o melhor da sua casa, ao garoto do tugúrio." No entanto, quer de S. Pedro de Alva, quer das terras limítrofes (Paradela, Penacova, S. Martinho da Cortiça, Poiares) começam a chegar géneros e algum dinheiro.
No segundo ano da Colónia a recepção foi ainda melhor:
"A plateia, que duvidava do sucesso do ano anterior, começa agora a dar palmas e a dizer que sim; e já não tem medo que os garotos da rua assaltem as quintas (…) Aparecem donativos e palavras de encorajamento. Viu-se que a loucura do padre era simplesmente o arrojo de ter feito o que antes ninguém fizera."
Escreveu ainda Américo Monteiro de Aguiar, agora apenas o "Pai Américo":
"Não cai um passarinho do céu sem que o pai celeste o saiba - verdade eterna. Parece que fora pregar a S. Pedro de Alva, mas não: fui cimentar as bases do que depois se chamou e hoje é, Colónias de Campo do Garoto da Baixa." "A ideia já não cabe na estreita casa de S. Pedro de Alva (…) Nem a ideia nem os rapazes cabiam na casa primitiva, onde nasceram os dentes da obra."
E
foi assim que em 1940 abriu a primeira Casa do Gaiato em Miranda do Corvo e a
partir daí estendeu a sua missão social e caritativa a outros pontos do país.
David Almeida
terça-feira, outubro 02, 2012
"Patrimónios de Penacova - apontamentos para a sua valorização e divulgação": livro da autoria de Leitão Couto e David Almeida
Patrimónios
de Penacova. Apontamentos Para a Sua Valorização e Divulgação
Apresentação no 5 de Outubro, 14.30 h, no
Centro Cultural / Biblioteca Municipal de Penacova
Autores : Joaquim Leitão Couto e David
Almeida
Prefácio e Apresentação: Nelson Correia
Borges
Edição: Câmara Municipal de Penacova
O
livro "oferece à nossa contemplação um conjunto valioso de bens culturais
do concelho de Penacova e vai muito para além do seu registo e pormenorizada
descrição, fornecendo sugestões para a sua preservação e valorização."
in Prefácio
"…
esta obra, depois de devidamente publicada e distribuída, pode funcionar como
um verdadeiro roteiro turístico e promocional de Penacova."
in Nota de Apresentação
"conjunto
de apontamentos sobre aspectos do património penacovense que ainda não haviamsido
contemplados em livro"
in Nota Conclusiva
sexta-feira, agosto 24, 2012
A festa de Nossa Senhora dos Remédios de antigamente: algumas recordações
![]() |
Fotografia recente: 2008 |
De manhã cedo deitavam a alvorada, trinta e tal morteiros. Às 7 horas era a missa para as cozinheiras. Às 9 horas chegava a filarmónica de Coja-Arganil. Percorria as povoações da Portela, Lagares e Travanca. A população é que dava comida aos músicos, eles iam ficando divididos pelas casas, para o primeiro almoço. Cada família dava a 2 músicos.
Às onze horas ia a procissão da Igreja para a Capela com os Santos da Igreja e as crianças da comunhão a cantar versos. A comunhão solene das crianças era de manhã porque não se podia comer desde a meia noite até à hora de comungar.
A seguir era a missa na Capela. Tinha Sermão (vinha um Pregador de fora). A missa era cantada e acompanhada com a filarmónica. No fim da missa ia a procissão à povoação de Travanca com os andores de Nossa Senhora dos Remédios, São Sebastião e Santa Luzia. Iam as crianças da comunhão, a filarmónica a tocar cânticos religiosos, as crianças vestidas de anjo e de outras imagens. Também iam as mordomas com as fogaças.
No regresso, era a venda das fogaças, também havia quermesse e as limonadeiras a vender limonada, água com limão e açucar bem pouco. À noite também vendiam café.
As fogaças levavam muita coisa: 1 caçoilo de chanfana (na altura chamava-se carne assada) e 1 galinha assada no forno (dizia o Sr. José "Estúrdia" de saudosa memória: "Ó menina, dê mais uma voltinha que aquela senhora quer ver o ovo no cu da galinha!). Mas ainda tinha mais: 1 coelho assado ou melhor, tostado no forno (com uma vagem de feijão verde atravessado na boca), 1 pão e uma broa, 1 garrafa de vinho tinto e outra de branco e por vezes também uma de geropiga. Para a sobremesa, fruta da época, arroz doce, 1 pão de ló (bolo de buraco) e favos de mel. De um modo geral era assim.
No fim do leilão era o almoço da tarde. . A filarmónica estava até ao sol posto. Depois continuava a festa até à meia noite. Vinha um conjunto musical, mas não havia bailes nas proximidades da Capela. Pela meia noite havia uma descarga de fogo de artifício e o lançamento de 1 balão com uma luz dentro: era o que dava "força" para ele subir. Havia fogo preso que era montado nos quintais ao lado da Capela: apareciam figuras e um ano apareceu a imagem da Nossa Senhora.
No dia 16 era como agora: a missa às 11 horas, depois a procissão para a Igreja. Na parte da tarde era a venda das ofertas. As pessoas ofereciam produtos agrícolas e de casa, galinhas e coelhos. Era tradição todas as raparigas solteiras oferecerem um segredo. Numa caixa punham fruta, ou um bolo, ou arroz doce e por vezes algumas coisas que não valiam nada (mas por brincadeira). Quem comprava não sabia o que lá vinha. Um ano, em que eu ofereci, rendeu 16$00. Era uma pequena ajuda para as despesas da festa. No dia 16 à noite já não havia festejos.
Maria Puresa dos Santos Gonçalves (nascida em Travanca em 1927)
quarta-feira, agosto 22, 2012
Festa de Nossa Senhora dos Remédios 2012
![]() |
Fotografia publicada em 1984 no livro de Varela Pecurto [Arquivo Travanca (In)temporal] |
Entre os dias 15 e 17 de agosto, a freguesia de Travanca do Mondego celebrou os tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora dos Remédios.
A festa foi precedida no dia 14 da celebração da vigília na igreja paroquial, seguida da procissão de velas, muito participada e que segundo o nosso Pároco, se revelou como um belo momento de oração e reflexão.No dia 15 após a eucaristia e procissão, seguiu-se o leilão de fogaças e ofertas, animado pelo concerto dado pela Filarmónica de Vila Nova de Poiares. À tarde além da quermesse, dos bares e leilões, foi feito o sorteio do quino, um divertimento que traz sempre muita gente ao convívio da Senhora dos Remédios. Além do concerto da Filarmónica, animou a tarde, o conjunto típico do Val – da Trofa.
À noite o baile esteve a cargo do Conjunto “Lili e Primos”, que mais uma vez trouxeram boa disposição e animação à nossa aldeia.
Durante o dia 16 os festejos continuaram, conforme o previsto no programa, finalizando no dia 17 com uma sardinhada, bastante participada pela população. Os festejos terminaram com a atuação do conjunto “Mundo Novo”, num baile bastante animado.Uma palavra de apreço e de parabéns à equipa de mordomos, mordomas, familiares e restantes colaboradores, que se esforçaram ao máximo para que tudo corresse pelo melhor, e para que todas as pessoas fossem bem recebidas.
Carmen Rojais
--------------------------------------------------sábado, agosto 11, 2012
Festas em Honra de N. Sª dos Remédios marcam o calendário do mês de Agosto em Travanca
15 de Agosto
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora para Católicos e Ortodoxos
A Assunção de Maria é a crença professada pelos cristãos católicos e ortodoxos, segundo a qual a Virgem Maria foi levada em corpo e alma para a glória celeste pouco depois de sua morte. A Igreja Católica Romana ensina esta crença como um dogma de que a Virgem Maria "ao concluir o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma para a glória celestial." Isto significa que Maria foi transportada para o céu com o seu corpo e alma unidas. Esta doutrina foi dogmaticamente e infalivelmente definida pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950, na sua Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos, e como a Dormição por cristãos ortodoxos. Nestas denominações a Assunção de Maria é uma grande festa, normalmente comemorada no dia 15 de agosto.
Cancelado o espectáculo de Fados de Coimbra
Em virtude do falecimento da Srª Arlinda Martins Henriques no dia 8, cujo funeral se realizou ontem, a Junta de Freguesia decidiu cancelar a Noite de Fados que estava prevista para amanhã dia 12.
quarta-feira, agosto 08, 2012
Fados de Coimbra voltam a Travanca
Depois do êxito do ano passado, mais uma vez Travanca vai ter uma Noite de Fados. É no domingo, no Parque da Fonte.
segunda-feira, julho 30, 2012
O portão do recinto de N. S. dos Remédios: polémicas de há um século atrás no Jornal de Penacova...
Imagem actual do portão onde se pode ver a data de 1901 |
Programa do Dia da Freguesia centrado na homenagem aos Bombeiros
Terminaram ontem as celebrações do Dia da Freguesia com a Sessão Solene no Salão da Junta. A anteceder este acto os Bombeiros fizeram um simulacro de acidente rodoviário com necessidade de desencarceramento.
As comemorações tiveram início no Dia do Padroeiro - 25 de Julho, conforme programa que foi divulgado oportunamente.
As comemorações tiveram início no Dia do Padroeiro - 25 de Julho, conforme programa que foi divulgado oportunamente.
domingo, julho 29, 2012
terça-feira, julho 24, 2012
terça-feira, julho 17, 2012
segunda-feira, julho 09, 2012
Apontamentos sobre as Freguesias (II): do Liberalismo ao Código Administrativo de 1940
Continuamos a publicar algumas notas sobre a evolução do conceito de freguesia na história do Direito Administrativo Português. Vamos hoje ver este processo desde o Liberalismo até ao Estado Novo, passando pela I República (1910-1926).
CLIQUE NOS TEXTOS PARA AMPLIAR
quarta-feira, julho 04, 2012
Ainda as marchas: veja no Facebook álbum fotográfico de Carmen Rojais
![]() |
clique na imagem para ampliar VEJA ÁLBUM DO FACEBOOK AQUI |
terça-feira, julho 03, 2012
Nota de Imprensa da Câmara Municipal sobre as Marchas de Travanca
A noite começou com um jantar convívio entre todos os marchantes, seguindo-se depois as atuações das marchas convidadas, terminando com a atuação da marcha da Associação Recreativa e Cultural de Travanca do Mondego, numa noite em que apesar de algum frio que se fez sentir, as centenas de pessoas que acorreram ao recinto desportivo de Travanca do Mondego, não arredaram pé.
No final, com as seis marchas no recinto, realizou-se a entrega das lembranças aos padrinhos, pelo presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira, pelo presidente da associação local, Alcides Fernandes, pelo presidente da Junta de Freguesia, João Azadinho, pelo vereador de Penacova, Ricardo Simões e pelo chefe de gabinete do presidente do município, Vasco Morais.
A Junta de Freguesia aproveitou o momento para entregar uma lembrança a Fernando Fonseca, como forma de agradecimento, pois desde há dez anos é ele o responsável pelas coreografias, músicas e letras das Marchas de Travanca do Mondego.
Bruno Paixão
domingo, julho 01, 2012
As desfolhadas foram tema da Marcha de Travanca
Curiosamente também a Marcha de Espite apresentou o mesmo tema. Publicamos aqui um texto que foi lido na apresentação da Marcha de Travanca:
Segundo Orlando Ribeiro, reputado geógrafo português, o clima, o solo, a abundância em água e as vastas planícies aluviais da região agrária da Beira Litoral, constituíram condições favoráveis ao cultivo do milho. Estando a nossa freguesia incluída nesta região, apresenta, também, várias tradições ligadas ao seu cultivo e recolha, sendo a mais famosa de todas as desfolhadas.
As desfolhadas realizavam-se após a recolha do milho, depois de jantar ao serão, familiares, amigos e vizinhos juntavam-se nas eiras para desfolharem as maçarocas. Além do trabalho, as desfolhadas constituíam também momentos de convívio e de alegria, pois apareciam sempre um ou dois tocadores, ao som dos quais se cantava e bailava. Mas o momento alto, era quando alguém encontrava uma espiga vermelha e gritava “ milho rei”, dando-lhe direito a correr a roda, distribuindo abraços ou roubando beijos.
Várias são as heranças dos tempos idos das desfolhadas na nossa aldeia, presentes por exemplo nas cantigas tradicionais e segundo os mais velhos, também, pela existência de um velho espigueiro, no lugar dos Covais, o que era curioso, uma vez que não é muito frequente encontra-los no nosso concelho.
Carmen Rojais
Marchas Populares repetiram a tradição e animaram Travanca
Fica desde já uma primeira síntese de imagens da noite de ontem.
Voltaremos mais tarde com mais pormenores.
Imagem: David Almeida
sexta-feira, junho 29, 2012
Apontamentos sobre as Freguesias ( I ) : origem histórica
Subscrever:
Mensagens (Atom)